CARDIOLOGIA

Alimentos amigos do bom colesterol

Alimentos amigos do bom colesterol

Pesquisas realizadas pelo Ministério da Saúde apontam que 57,4 milhões de brasileiros têm pelo menos uma doença crônica não transmissível (DCNT), sendo as mais comuns a hipertensão arterial e a alta taxa de colesterol ruim (LDL) – associado a outros fatores de risco como diabetes, tabagismo, obesidade e pressão alta.

Para garantir a saúde do nosso organismo, uma dieta equilibrada é fundamental para incentivar o bom colesterol (HDL). Confira alguns alimentos do bem:

1.Uva Vermelha – possui uma grande quantidade de quercetina, um tipo de antioxidante que ajuda a elevar o HDL.

2.Azeite extra-virgem – seu tipo de gordura é a monoinsaturada, considerada altamente benéfica para o sistema cardiovascular, pois é anti-inflamatória.

3.Peixes de água fria – salmão, atum e sardinha são peixes ricos em ômega 3, um tipo de ácido graxo que ajuda a elevar os níveis de HDL, mantendo a saúde do coração.

4.Abacate – assim como o azeite, o abacate é fonte de gordura monoinsaturada, que evita a deposição de colesterol nas artérias.

5. Aveia – as fibras do farelo de aveia também ajudam a aumentar o HDL, ao mesmo tempo em que diminuem as taxas de LDL. Consuma duas colheres todos os dias para obter todos os benefícios da aveia.


Postado em
10 de janeiro de 2017

Compartilhe: twitter ibr facebook ibr


Leia também sobre

Newsletter

Receba os informativos do IBR e as novidades do hospital em seu e-mail