4 erros na prevenção | IBR Hospital
COVID19-NOTICIAS

4 erros na prevenção

4 erros na prevenção

1. Não lavar as mãos corretamente

A correta higiene das mãos é fundamental para a prevenção e o combate ao vírus. Apesar de uma medida simples, muitos ainda fazem de modo incorreto apenas com água ou ensaboando rapidamente.

Os especialistas recomendam que a lavagem dure algo em torno de 20 segundos e cubra palmas, dorsos, dedos, unhas e punhos. Tanto sabão líquido quanto o convencional em barra podem ser utilizados. É preciso ter atenção para a troca frequente da toalha de tecido e se estiver fora de casa, ao desligar a torneira, escolha sempre o papel descartável.

Lavar as mãos é rotina obrigatória ao sair e voltar de casa, várias vezes ao dia, especialmente se você tiver contato com alguém com sintomas gripais ou suspeita da infecção. O uso do álcool 70% é recomendado para a higiene na ausência de água e sabão de modo complementar.

2. Ir ao hospital diante de qualquer sintoma

Siga sempre a orientação do Ministério da Saúde: a maioria dos casos de Covid-19 não apresenta risco a vida. Desse modo, o isolamento domiciliar pode ser indicado seguindo cuidados essenciais – hidratação intensa, higiene redobrada, boa alimentação e repouso absoluto. A recuperação pode ocorrer em casa, lembrando, claro, de se evitar ao máximo contato com outros familiares e amigos.

Além disso, outros vírus por trás de sintomas respiratórios estão em circulação, caso dos causadores da gripe e do resfriado comum.

Contudo, é fundamental procurar o pronto-socorro se houver febre, falta de ar, fadiga excessiva ou o agravamento de sintomas como tosse seca e dores no corpo. Pacientes do grupo de risco (idosos, doentes crônicos) devem observar atentamente os sinais ainda que amenos.

O IBR Hospital conta com profissionais capacitados para agilizar a triagem e encaminhar os casos realmente suspeitos para acompanhamento adequado.

3. Automedicação para prevenir ou tratar a Covid-19 em casa

Medicamentos como cloroquina e hidroxicloriquina estão em fase de estudo de emergência e ainda não há dados suficientes para comprovar a eficácia.

A Sociedade Brasileira de Infectologia ressalta que, até o momento, não há remédios comprovadamente seguros contra a Covid19. O uso se restringe a ambiente hospitalar e em caráter experimental. A vacina também está em fase de teste.

4. Compartilhar tudo que recebe pelo WhatsApp

Utilize as redes sociais de modo positivo.
A regra valiosa em tempos de coronavírus é: verifique a origem do texto, do vídeo ou do áudio antes de acreditar ou compartilhar. Siga instituições referenciadas como o Ministério da Saúde, hospitais e grandes veículos de comunicação. Desconfie de soluções milagrosas e na dúvida não passe a diante.


Postado em
21 de julho de 2020

Compartilhe: twitter ibr facebook ibr


Leia também sobre